Atravesse o Rio Jordão da Sua Vida

"...Levantou-se, pois, Josué de madrugada e, partindo de Sitim ele e todos os filhos de Israel, vieram ao Jordão; e pousaram ali, antes de atravessá-lo. E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial, e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da pacto do Senhor vosso Deus sendo levada pelos levitas sacerdotes, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo...” Josué 3:1 a 6)

Moisés tinha sido o Líder do povo de Israel durante 40 anos e já tinha partido, deixando no seu lugar Josué. Este, foi alguém a quem Deus começou a preparar muito cedo (Instinto de batalha; mudança do Nome; etc.), para algo maior do que o que ele poderia sonhar.

 

 

Assim, viu-se líder de uma nação com mais de 3 milhões de pessoas, sem saber bem o que fazer… Por isso Deus quis mostrar ao povo que era com Josué, primeiro imprimindo nele o seu caráter (Josué 1:8) e depois usando-se dele para fazer coisas extraordinárias e liderando o povo na entrada da terra prometida.

E o povo, após 40 anos no deserto e 430 anos de cativeiro no Egito, estava finalmente diante do Rio Jordão, local onde antes tinham falhado, algo que os impediu de entrar mais cedo na Terra Prometida.

Muitos de nós somos como o povo de Israel
Estivemos no deserto toda a vida (alguns ainda estão e outros ainda nem passaram o Mar Vermelho) e achamos que essa é que é a vida natural, porque nunca conhecemos outra realidade!

E essa falta de visão e de alcance da plenitude de Deus, limita-nos no nosso futuro e à nossa descendência! E quando finalmente chegamos perto do Rio Jordão… não sabemos o que fazer, nem como fazer!

Muitos de nós somos como Josué (Josué 3:7)
Toda a vida fomos preparados para servir a Deus, mas há sempre quem ache que somos novos ou inexperientes de mais, ou que os métodos/ líderes do passado é que sabiam bem os caminhos… e ficam à espera por ver o mesmo tipo de liderança que tiveram em tempos anteriores!

Mas Deus tem formas diferentes de agir através de cada um de nós! Não pense que Deus vai continuar a dizer para batermos com a vara na rocha, ou outro ‘método habitual’, principalmente se Deus quer-nos libertar do passado e conduzir-nos a novas eras de bênção e plenitude na nossa vida!

E uma coisa é certa e inevitável na vida do cristão… diante do Rio Jordão, há somente um propósito: ATRAVESSAR!

E para atravessar com Deus precisamos de o fazer com 3 condições:
1 - NA DIREÇÃO DE DEUS
2 - NA SANTIFICAÇÃO COM DEUS
3 - EM OBEDIÊNCIA A DEUS

1 - NA DIREÇÃO DE DEUS (Josué 3:3 e 4)
O povo passou 40 anos a ver a nuvem e o pilar de fogo a guiar o povo, mas agora, seria a arca da aliança… era tempo de mudança! Nova liderança, novos métodos, nova terra!

Israel só poderia avançar quando a arca estivesse no Jordão… isto ensina-nos como andar na Direção de Deus, ou seja, temos de aprender a esperar que o Senhor nos indique o caminho e que nos abra o ‘rio jordão’, para podermos passar!

E só a caminhar na Direção de Deus é que o Jordão abre para que eu o atravesse

2 – NA SANTIFICAÇÃO COM DEUS (Josué 3:5)
Só poderemos caminhar com Deus se estivermos santificados.

Deus só fará maravilhas na nossa vida se estivermos santificados! É importante que nos limpemos, lavemos e santifiquemos para mudar a nossa vida, com Deus!

3 – EM OBEDIÊNCIA A DEUS (Josué 3:8 a 13)
Muitos de nós colocamos entraves, dúvidas e oposição à obediência à Palavra de Deus… ou ao Pastor que nos orienta!

Principalmente porque não entendemos o porquê de certas coisas – Fazemos à nossa maneira…
Mas repare bem:
Por causa da ‘nossa maneira’, Saul foi rejeitado por Deus; Sansão perdeu a chamada; Israel ficou cativa! Entre outras coisas!

Só a obediência a Deus conduz-nos ao caminho certo, para podermos passar o Rio Jordão da nossa vida e para isso precisamos de nos libertar dos velhos métodos, para abraçar o novo mover de Deus na nossa vida!

Precisamos de atravessar o Rio Jordão e deixar para trás o que passámos (o deserto, a provação, humilhação), está na hora de novas batalhas para conquistar a nova Terra prometida por Deus – Novo Servir a Deus!

E lembre-se: Ao atravessar o Rio Jordão, apanhe 1 pedra do meio do Rio, como memorial, para nunca mais voltar atrás!

Quando atravessamos o Rio Jordão lavamos a ‘lepra’ da nossa vida! (II Reis 5:1 a 14)
É no Rio Jordão que lavamos a nossa lepra do passado, do pecado, das amarras, para uma nova vida pura!

O Jordão representa tudo o que não gostamos, tudo o que nos humilha, magoa, deita abaixo… por isso precisamos de atravessá-lo para entrar na terra prometida! E deixar para trás tudo o que nos amarrava, magoava, humilhava!

Muitos, hoje, são como Naamã: Fortes, poderosos, mas leprosos em certas áreas da vida… por causa das mágoas, faltas de perdão, das más experiências…
Deus quer-nos purificar, limpar, santificar, quebrantar, para um novo mover de Deus nas nossas vidas…

Hoje mesmo, decida atravessar o Rio Jordão da sua vida e deixe o passado ficar na outra margem. Siga em frente com Jesus, com a sua família e com o seu Pastor!

Deus abençoe!
Pst. João Viegas