Ministério de Socorros

“...E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra...” (Atos 6:2 a 4)

Desde cedo que o crescimento da Igreja primitiva obrigou à formação de novos discípulos, para suprir as necessidades inerentes e emergentes de uma Igreja sedenta e necessitada de cuidados e atenção.

Daí, os Apóstolos criaram o denominado ministério de socorros, que inclui várias áreas, ministérios, serviços, tornando-se vital para o crescimento de uma igreja.

O que os Apóstolos fizeram não foi mais do que seguir o exemplo de Moisés, que aceitando o conselho do seu sogro (Jetro), levantou pessoas cheias do Espírito Santo e conhecedoras da Palavra de Deus/ Lei para ajudar a ministrar e julgar os casos, situações e opções necessárias ao normal avanço de uma nação em expansão, ou de uma Igreja em Crescimento.

Seguindo os princípios de imitar e estabelecer como exemplo a Igreja primitiva descrita em Atos, nos dias de hoje, o Ministério de Socorros é o fundamento do nosso serviço na Igreja.

Engloba várias áreas e Ministérios como parte da Liderança da Igreja (Diaconato), Assistentes, Conselheiros, Anfitriões, Visitação e Apoio, Ação Social, Eventos e Seminários, Decoração e Ambiente, e Limpeza e Higiene.

Não é um ministério menor, antes pelo contrário alberga as áreas de sustentabilidade da Igreja.

Este ministério, representando o serviço na Casa de Deus é muitas vezes associado à passagem bíblica em que Jesus lavou os pés aos discípulos, mostrando a importância que tem um ministério de apoio e serviço (João 13:4 a 10): Para servir a Deus, temos de estar disponíveis para servir uns aos outros.

Qualquer uma das áreas deste ministério são importantes. Nenhuma é mais ou menos importante. E aqui gostaria de recordar a passagem bíblica: “...Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa...” (Marcos 9:41).

Ainda uma palavra especial para alguns que geralmente não são considerados pela maioria das igrejas: por isso, se você é um rejeitado, endividado, amargurado de Espírito ou está em aperto… é considerado vilão, sofre da inveja de terceiros, ciúmes, tem sido impedido de servir a Deus, é vítima de alguém, da religião, da lei, do ódio, considerado irrecuperável, rebelde, mal-amado, mal tratado, magoado, ofendido, pecador... então junte-se a nós! Formemos o exército de Deus! Deus nunca rejeita ninguém!

"...Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens..." (I Samuel 22:2)

"...Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós..." (Mateus 5:11 e 12)