4 Âncoras Para as Tempestades da Vida

Não aparecendo por muitos dia nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos. (…) Quando chegou a décima quarta noite, sendo nós ainda impelidos pela tempestade no mar de Ádria, pela meia-noite, suspeitaram os marinheiros a proximidade de terra; e lançando a sonda, acharam vinte braças; passando um pouco mais adiante, e tornando a lançar a sonda, acharam quinze braças. Ora, temendo irmos dar em rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, e esperaram ansiosos que amanhecesse…” (Atos 27:20 a 29)

Tal como a tempestade estava sobre eles, por vezes tempestades assolam a nossa vida!

Situações há, em que na nossa vida, passam muitos dias sem vermos o sol, ou as estrelas – sem orientação! Ventos fortes, ondas que se abatem sobre nós, fome, sede, cansaço, desgaste, desânimo… E infelizmente, nos dias de hoje, são muitas as tempestades! E são fortes! E prolongadas!

 

 

E porquê? Porque na nossa sociedade foram retiradas as âncoras que nos faziam permanecer em vitória! A nossa sociedade, o nosso país, as nossas famílias e vidas, hoje estão à deriva sem Deus! Longe de tudo! (Juízes 17:6) Cortaram as Âncoras da MORALIDADE, da BÍBLIA, da ORAÇÃO, do CULTO A DEUS, do RESPEITO, do PRINCÍPIO BÍBLICO, da UNIDADE FAMILIAR, do AMOR, da VERDADE, da FAMÍLIA, da IGREJA DE CRISTO e do SOBRENATURAL!

Precisamos mudar isso! E temos de começar a ser o exemplo, mesmo quando ninguém o é! Precisamos de fazer a diferença, agradando a Deus e não a homens! Mas Deus nunca nos deixa estar muito tempo, a combater a tempestade, sozinhos! Ele vem em nosso socorro! E por isso, Deus nos tem mostrado 4 Âncoras que precisamos de lançar, antes que o barco da nossa vida, naufrague ou embata nas rochas…

1.ª ÂNCORA – Famílias baseadas em Deus e na Bíblia
A família foi a primeira instituição que Deus levantou! É a mais importante! É o pilar da Igreja e da sociedade! Satanás sabe que se conseguir destruir a unidade da família ele destrói a Igreja e a sociedade! Entenda que a família é o plano de Deus (foi num casamento que Jesus fez o seu primeiro milagre)!

Deus quer restaurar as famílias, restaurar a unidade, antes de podermos sê-lo na eternidade! Então precisamos de restabelecer a educação, o amor, o respeito, a disciplina – EM CASA!

Efésios 6:1 a 4/ Efésios 5:22/ Efésios 5:25) E no que toca ao HOMEM, Deus quer homens fortes, capazes, decididos, trabalhadores, sábios, que vivam como Josué (Josué 24:15), que tome a liderança da casa, da oração, da família!
Comece a usar a Bíblia nas decisões na sua vida, família e ministério! Pare de andar à deriva e lance esta Âncora!

2.ª ÂNCORA – A Palavra de Deus
A nossa nação sempre se baseou na Palavra de Deus (Bíblia)! Todo o fundamento de Portugal tem a Bíblia incluída! Os descobrimentos estavam baseados na evangelização e na pregação da Palavra de Deus! O fundador da nossa nação, escolheu a Cruz de Cristo para brasão e símbolo! Os Judeus eram os financeiros! A nossa lei, a nossa constituição estão fundamentadas nos 10 mandamentos!

Amados, Precisamos de retornar à Palavra de Deus e fazer dela o fundamento das nossas vidas! Repare em Josias, um jovem Rei que aos 26 anos decidiu limpar e reparar o templo. E aí descobriram a Palavra de Deus! E ao ouvir a Palavra, rasgou as suas vestes e chorou, porque se apercebeu da origem dos problemas da nação!

Rasgues as suas vestes, chore e volte-se para a Palavra de Deus, para que o que vai mal, se transforme em bem! (II Reis 22:1 a 19) A Palavra de Deus é o GPS Espiritual! A Bíblia é a revelação de Deus para a raça humana! Quer creia, quer não, a Bíblia é verdadeira e correta! (Salmos 119:105, 130/ I Pedro 1:24 e 25) Pare de andar à deriva e lance a Âncora da Palavra de Deus na sua vida!

3.ª ÂNCORA – A Igreja de Cristo
Precisamos voltar a respeitar, a honrar e a reconhecer que o plano de Deus passa pela Igreja de Cristo! O Plano de Salvação, que Deus preparou para o mundo, passa pela Igreja! A Igreja é a Casa de Deus! Então, o plano de Deus é a Igreja local (João 10:27), como um Aprisco, que tem um Pastor, que guarda, trata e cuida das Ovelhas, que ouvem a sua voz e o conhecem!

Assim, pela Igreja local, Deus pastoreia-nos, ama-nos, cuida de nós! (Salmos 23) E devemos de lutar pela Igreja, trabalhar, evangelizar, ajudar, apoiar, servir a Deus nela, manter-se ativo na Igreja!

E assim, necessitamos de pertencer a uma Igreja local e fazer parte integrante dela! (Hebreus 10:25) David descobriu o segredo da pior forma: só depois de sofrer entrou na sua Igreja e teve revelação!

Há Poder e Unção em esperar algo especial do louvor e adoração, da Palavra e do amor de quem está ao seu lado! (Salmos 73:2 a 25) Não deixe o seu barco despedaçar-se nas rochas e lance a Âncora de Frequentar a Igreja de Cristo, na sua vida!

4.ª ÂNCORA – O Sobrenatural de Deus
Um dos grandes planos de satanás contra a Igreja de Cristo é o de lhe retirar o poder sobrenatural de Deus!

Vários argumentos têm sido utilizados para se negar o sobrenatural de Deus na Igreja de Cristo: maus obreiros, maus testemunhos, mentira, falsidade, fanatismo, exageros… tudo serve para justificar!

Mas a Igreja de Cristo precisa de voltar a operar no Sobrenatural de Deus, para poder ajudar as pessoas, para curar, libertar, transformar, vencer as trevas e fazer a diferença! E cada um de nós tem o Sobrenatural de Deus em ação nas nossas vidas!

E porque muitas igrejas têm negado o Sobrenatural de Deus, as pessoas têm procurado o oculto como resposta… (Atos 16:16 a 19)

Mas nós temos a resposta! Nós temos o Poder Sobrenatural de Deus! Precisamos de vencer esse medo de agir n’Ele! (Atos 1:4 a 8/ Atos 2:1 a 4)

Deite por terra todo o medo de agir no Poder Sobrenatural de Deus! Opere na Fé! Ore com fervor! Alcance Deus! (II Coríntios 10:4 e 5) Expulse demónios! Repreenda a natureza! Decrete alterações às coisas que acontecem à sua volta!

E para isto acontecer, precisamos de ter o nosso barco ancorado em Deus! Não podemos estar à deriva! Agarre-se a Deus e opere no sobrenatural divino! (Atos 4:24 a 31)

Deus abençoe!
Pst. João Viegas