Livres para Amar a Deus Com Todas as Nossas Forças

Desfazendo a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Amados em Cristo,

Tenho visto nos últimos tempos uma perda do Temor a Deus, no Corpo de Cristo deste planeta. Sem que tenhamos notado, vi a apostasia e a doutrina falsa entrar sorrateiramente nas Igrejas e pior: no coração do povo de Deus.

E uma das áreas em que mais vejo cegueira Espiritual é precisamente na área das finanças. E digo-vos: o inferno tem ganho terreno nesta área, tem vencido muitas batalhas, porque tudo ocorre na mente e nos corações de todos nós.

E um dos cavalos de batalha é a famosa 'Teologia da Prosperidade'. Bom, vamos ver se eu consigo escrever o que me vai no coração...

Não quero ofender ninguém em específico, quero apenas apresentar o que me vai na alma, no tocante a este assunto. Repito que não pretendo atacar ninguém em particular, nem nenhuma denominação. Apenas falar o que tenho sentido no meu coração:

 

 

"...Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido..." (Josué 1:7 e 8)

 Gosto muito desta passagem bíblica, em especial no Versículo 7, onde diz "...não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares...". E isto diz-me o quê? Diz-me que eu não posso ser radical. Não posso optar por um lado ou pelo outro, em nada! Tenho de optar SEMPRE pela Palavra de Deus!

E por isso mesmo, no que toca ao assunto deste texto, eu sou contra os abusos que se tem feito, através da Palavra de Deus, para se enunciar a teologia da Prosperidade. Mas também sou contra, aqueles que a negam, que se opõem à verdade da Palavra de Deus e por isso opõem-se à Benção!

Deus quer-nos abençoados. Deus quer-nos prósperos. Deus quer tenhamos em tudo AMPLA SUFICIÊNCIA em todas as coisas e em todas as áreas! Mas acima de tudo, Deus quer que confiemos n'Ele e só n'Ele! Nunca confie nas riquezas, nem confie em que lhe dá dinheiro/ bençãos... CONFIE EM DEUS!

"...Abençoado é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará..." (Salmo 1:1 a 3)

Deus quer-nos abençoar! Deus quer que tenhamos sempre tudo suprido, para podermos ajudar o evangelho a prosseguir em frente, através do nosso dízimo e oferta, na nossa Igreja local, para podermos ajudar quem precisa e ainda ter o suficiente para a nossa vida!

"...Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus. Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus..." (II Coríntios 9:7 a 12)

Ele supre as nossas necessidades em todas as alturas, por isso, enquanto filhos de Deus, temos a obrigação de suprir as necessidades da Casa de Deus e suprir as necessidades de quem precisa!

"...O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus..." (Filipenses 4:19)

"...Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado..." (Ezequiel 16:49)

O mal não está em ter prosperidade, ou viver bem. O mal está em fazer disso o objetivo de vida! Faça de servir a Deus o seu único objetivo de vida! Dedique a sua vida, o seu tempo, o seu talento, as suas forças, a servir ao Senhor na Igreja e na sua família!

Ainda, para terminar, quero focar mais um ponto: o Dízimo. Originalmente o dízimo não era lei, mas foi incluído por Deus na 'Lei de Moisés' por causa da dureza dos corações! Mas Cristo fez cumprir a lei, simplificando-a no amor, reduzindo-a de 613 preceitos a 1 só: Amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a mim mesmo!

Cristo nos livrou da maldição da Lei! "...Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro..." (Gálatas 3:13)

Por isso o Dízimo já não é uma lei para morte. Não é por obrigação. Não é por medo do ‘devorador’ (foi cravado na cruz do calvário!). Não pode meter medo a ninguém.

Você pergunta-me: O Pastor é dizimista? A sua Igreja é dizimista?

Resposta: SIM! Mas porque quero e por AMOR A DEUS!

Mesmo que Ele não me abençoasse (que abençoa!), eu era Dizimista de todo o meu coração, porque nunca terei o suficiente para Lhe devolver, pelo que Ele fez, faz e ainda fará por mim!

Liberte-se do jugo da Lei, entre na Graça de Deus e tome posse de tudo quanto Deus tem para si, hoje!

Seja livre para agir em Amor! Esqueça-se de tudo o que os outros dizem e fazem e que o seu agir, o seu querer e o seu efetuar sejam os mesmos de Jesus!

Receba a revelação de Deus!

"...Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, de amor e de uma mente sã..." (II Timóteo 1:7)

Estou são de mente, para dizer que tudo quanto faço, dou e entrego ao Senhor, na Igreja da qual sou Pastor, faço-o por amor e sem esperar nada em troca.

Deus abençoe!
Pst. João Viegas