Fundados na Rocha

Jesus é o fundamento da nossa vida

“…E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...” (Mateus 16:13 a 18)

A Bíblia é um livro de bons princípios de ensinamento – Leva-nos do conhecido ao desconhecido! Através de parábolas, histórias, exemplos, faz-nos vislumbrar o propósito da Palavra de Deus para nós, abrindo-nos os horizontes e simplificando a mente de Deus nos nossos corações. Nós somos o Templo do Espírito Santo e necessitamos de estar fundados/ firmes em Jesus e na verdade! E só aí seremos verdadeiramente livres! (João 8:32)

 “…Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito...” (Efésios 2:19 a 22)

Nos dias de hoje muitos querem estar fundamentados na sabedoria humana, na economia, na política, entre outras coisas, mas para nós que conhecemos a Deus, precisamos de estar bem fundamentados na Palavra de Deus, na ‘pedra de esquina’ que é Jesus que faz toda a diferença! Nos dias de hoje, muitos são os cristãos que andam enganados e desgarrados porque o fundamento das suas vidas não é a verdade do Evangelho e da Palavra de Deus! Andam na doutrina de homens, de mentiras, de enganos, de ideologias, mas longe da doutrina sã, da verdade do Evangelho! E um dos grandes sintomas destes enganos é a falta de prática da Palavra de Deus! Muitos ouvem, outros pregam, mas são poucos os que a praticam e alguns desses fazem-no com muito pouca sabedoria ou orientação...

“...Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda...” (Mateus 7:24 a 27)
Tudo o que Deus pretende é edificar-nos, construir-nos, levantar-nos, sustentados pela verdade da Palavra de Deus! E para que a nossa casa e a nossa vida permaneçam de pé precisamos das fundações certas: Jesus Cristo! As fundações são o mais importante, porque estabelecem limites, dão segurança, orientam todo o edifício! Daí Jesus ser tão importante na vida das pessoas! Por isso pergunto: Quais são as suas fundações? Será que você tem as fundações certas? Só há uma fundação que é sempre adequada, correta, suficiente: JESUS CRISTO! (Actos 20:32) Seja qual for o ‘edifício’ que for levantado depois, com a sua caminhada no evangelho, com o seu crescimento espiritual, o fundamento tem sempre de Ser Jesus Cristo e apenas Ele. Paulo definiu isso no seu ministério e na sua vida após uma má experiência de pregação em Roma, onde decidiu deixar de citar poetas e filósofos e dedicar-se somente a Cristo e este crucificado! (I Coríntios 2:1 a 2)

Voltemos agora à passagem de abertura deste estudo e vejamos o que Jesus afirmou: “...E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...” (Mateus 16:17 e 18)
Muitos levados em erro por uma má interpretação, acham que Pedro é o fundamento da Igreja, mas precisamos de olhar para o original grego para entender: Jesus fez algo com Pedro, que também fez connosco no dia em que lhe entregámos a nossa vida - Mudou o nosso nome, a nossa identidade e deu-nos uma nova esperança, a Glória de Deus! Assim, depois de Pedro ser usado pelo Espírito Santo de Deus, para afirmar a mais pura das verdades (“...Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo...”), Jesus mudou-lhe o apelido de Simão Barjonas (que significa fraco, caniço que se dobra com o vento) para Simão Pedro (‘Petros‘ na transliteração do grego), que significa pedra! Jesus deu-lhe nova identidade! Aleluia!

Mas Jesus ainda fez mais... Disse-lhe: “...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...”, mas referindo-se à frase proferida antes, por Pedro, revelando que Jesus era o Filho de Deus, e a palavra grega usada por Jesus foi ‘Petras’ que significa rocha maciça e é sobre isso que Jesus edificou a Sua Igreja: Jesus Cristo é o Senhor! Aleluia!

Podemos entrar numa Igreja, orar, ler a bíblia, mas se o Espírito Santo não nos revelar Jesus, nada acontece! Algo tem de mudar! Ninguém permanece na mesma! Precisamos de fundamentar a nossa vida n’Ele, para que nunca mais sejamos os mesmos! Quer construir a sua vida em Cristo? Ouça e pratique a Palavra de Deus!
A Bíblia não tem promessas, para os que ouvem a Palavra apenas! Tem promessas para os Praticantes! Tem promessas para os que se dedicam a Ele e à sua maravilhosa Palavra!

Para terminar este estudo, gostaria de propor 5 coisas que precisamos de ‘cavar’, para assentar a nossa vida na Rocha eterna, em Jesus:
1 – Tradições (muitas tiram o efeito da Palavra de Deus, na nossa vida!)
2 – Preconceitos (Raciais, Sociais, familiares, denominacionais, más experiências, etc.)
3 – Ideias pré-concebidas (Cristianismo, Bíblia, fabilidade de Deus, seitas, dogmas, etc.)
4 – Incredulidade (Dúvidas, misturas de doutrinas, filosofias, etc.)
5 – Rebelião (somos rebeldes desde que o pecado entrou no mundo. Tentamos sempre procurar um atalho, por forma a evitar ter de sacrificar a ‘carne’)

Repare: Jesus é Deus e é a Palavra! (João 1:1 e 14) (Apocalipse 19:11 a 13)
É IMPOSSÍVEL dizer que se ama a Jesus e não amar (e por isso duvidar) da Palavra de Deus! Ele e a Palavra são um! Se amamos a Deus, então amamos e praticamos a Sua Palavra e esta é a verdadeira e final forma de Deus ver se O amamos: Se guardamos e praticamos, ou não, a Sua Palavra! Seja um ouvinte e praticante da Palavra de Deus!

Deus abençoe!
Pst. João Viegas