Jejum e Oração

Breve vislumbre

“...Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal…” (Joel 2:12 e 13)

O ano de 2015 estás prestes a terminar e avizinha-se um novo ano. Os dias são de trevas e ao crente em Jesus é esperado entrega e abnegação à Palavra de Deus, ao Caminho, para poder vencer as circunstâncias da vida. A cada dia, precisamos aprender a perseverar na Verdade da Palavra de Deus, na santificação e na busca de santidade. E uma ferramenta para isso é Jejuar. E enquanto jejuamos, oramos também!

 Jejum não move Deus. Mas, muda o nosso coração, prepara-nos para ouvir melhor a voz de Dele, molda o nosso caráter, ajuda-nos a retirar as impurezas da nossa vida. E aliada ao Jejum, a oração torna-se poderosa, eficaz e invencível! E todo o crente precisa disto. Jesus também precisou.

 

 

Oração e Jejum são indissociáveis, estão relacionados um com o outro e um só faz sentido com o outro. Repare que Jesus ensina-nos sobre oração e depois ensina-nos sobre Jejum (Mateus 6:16 e 17) e mesmo aí, tem de haver sabedoria, porque Ele espera que o façamos e não que ‘talvez o façamos’. Precisamos passar a ser crentes decididos, firmes na Palavra.

Jejum e Oração tem efeitos tremendos, transformadores na nossa vida e nós precisamos de aprender a usar esta ‘chave’ para abrir as portas da nossa vida! Também implicam sacrifício… Mas só assim poderemos obter vitórias, bênçãos, reavivamento, cura, salvação.

Assim, qual é a importância do Jejum? Será que é apenas uma forma de me privar do que me dá prazer? Não! O Jejum tem muitos propósitos e objetivos, mas hoje quero focar apenas um: É a forma indicada por Deus para nos fazer humildes e dignos da Sua Unção e do Seu Poder!

Jesus, Josafat, Daniel, Mardoqueu, Ester, Paulo, Moisés, entre outros são nosso exemplo de Jejum e Oração e são nosso exemplo em como alcançaram vitória, através de quebrantamento da carne e oração no Espírito.

ORAÇÃO QUE DÁ RESULTADOS

1 - Deus quer responder às Orações!

Deus não precisa de estar de bom humor, nem precisa que lhe apeteça, nem precisa de subornos. Deus tem prazer, deleita-se em responder às orações do Seu povo! Precisamos de ter FÉ para que a nossa oração seja agradável a Deus! (Mateus 7:7e 8) (Mateus 21:22)

A Palavra de Deus ajuda-nos a limpar a mente e a pensar como Jesus pensa! (João 15:7)
Existe um prazer especial no crente que ora! (João 16:23, 24)

2 - Temos de Orar em Nome de Jesus! (João 14:14)

Este Nome tem poder! (Filipenses 2:9 a 11)

Como não poderemos ter todas as coisas, com Ele? (Romanos 8:32)
Repare: Sem Jesus – NADA; Com Jesus – TUDO!

3 - Temos de ser gratos a Deus Louvor e Adoração!
(Salmos 100:4) (Salmos 106:47)

Sem Gratidão não temos acesso a Deus. Adoração despedaça o jugo!
É a nossa veste de proteção! (Isaías 61:3)

Adoração a Deus é intercessão! (Deuteronómio 9:18 a 20/ 25 e 26)
Adoração faz-nos entrar na cidade Santa de Deus (Isaías 60:18)

4 - Afaste todos os pecados e intenções erradas! (Salmo 66:18)

Temos de ter um coração puro e limpo, estar a bem com Deus!

Deus deleita-se em responder-nos e em abençoar-nos, mas ele abomina o egoísmo no nosso coração (Tiago 4:3)
Temos de ter os motivos certos e evitar usar meios alternativos, que não agradam a Deus.

5 - Porquê orar pelos outros?

Porque a Palavra de Deus nos ensina que quando semeamos, sempre colhemos. Se orarmos pelos outros, Deus levantará pessoas para orarem por nós. Ao orarmos pelo Ministério estamos a colocar Deus em primeiro lugar da nossa vida (Mateus 6:33) e assim permitir que Deus opere em nós, de forma poderosa (Job 42:10). Oração é ação com Deus!